Tradução

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Loja Maçônica da Concórdia Segunda


O prédio é de concepção neoclássica. A sua implantação é comum da segunda metade do século XIX, sendo a mais antiga agremiação de gênero ainda existente em Itaboraí. Sua fachada principal volta-se para a rua e a entrada é feita pela lateral do terreno.

Insígnias e filosofias maçônicas:

Pode-se observar as insígnias da Maçonaria, sociedade secreta de auxílio mútuo, simbolizada pela união entre o compasso e o esquadro, evocação à filosofia maçônica (“os pedreiros do universo”), de construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Fundação e criação:

A fundação da loja é datada em 26 de maio de 1833.
Entre 1840 e 1850 foi construído o prédio para abrigar a loja maçônica em Itaboraí. Em 1910 a loja foi transferida para Rio Bonito. Porém, em 1946, volta a funcionar no mesmo local.

Um novo prédio foi reerguido, aproveitando-se a empena existência na Rua do Bonfim, pois do prédio antigo só restava, na época, a fachada principal.
Em 1963, a loja maçônica registra a propriedade em seu nome pelo processo de usucapião.

5 comentários:

  1. boa noite meu nome é carlos martins morador de itaborai e meu sonho é ser um grande obreiro maçon, tive oportunidades inclusive deixei ate documentações porem não dei continuidade, hoje estou mais amadurecido e gostaria de cochecer mais a loja de voces e um possivel convite.

    21-98358-5173========

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome e Gustavo gostaria de me unir a obra queria participa e vira membro meu contato 21975498824

    ResponderExcluir

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí