Tradução

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Palacete do Visconde de Itaboraí (Prefeitura)


Palacete de feições coloniais, dotado de mirante, foi erguido em 1834 em pleno Largo da Matriz (atual Praça Marechal Floriano Peixoto), para ser residência de Joaquim José Rodrigues Torres, Visconde de Itaboraí, primeiro Presidente da Província do Rio de Janeiro e Ministro por mais de dez vezes.


Hospedagem a Família Real e à Casa de Caridade

O palacete também servia de hospedagem a Família Real, quando em visita a Itaboraí.  Em fins do século XIX foi sede da Casa de Caridade São João Batista. Por volta de 1968, já bastante desfigurado, sofreu um grave incêndio que quase o arruinou.

Desapropriado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi reconstruído, passando a abrigar o Fórum de Itaboraí a partir de 1974. Com a transferência das funções jurídicas para o Fórum de Nancilandia em 2000, o  palacete passou a abrigar a Prefeitura Municipal.
O prédio foi tombado pelo IPHAN em 1964.

O Palacete do Visconde de Itaboraí em sua construção original
Visitação
De segunda à sexta das 9:00 as 17:00 na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n - Centro ou através do site www.itaborai.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Tudo Sobre Itaboraí não se responsabiliza pelos comentários de seus internautas, que podem ser feitos livremente, desde que respeite-se as leis Brasileiras, as pessoas e assuntos abordados aqui.

O blog poderá apagar comentários que contenha qualquer tipo de crime, que violem a legislação em vigor ou que contenham ofensas, insultos, palavrões, divulgação de produtos, spams e qualquer tipo de link ilegal.

O espaço para comentários destina-se a permitir que os internautas possam expor suas opiniões a respeito do assunto.

Atenciosamente
Equipe Tudo Sobre Itaboraí