Tradução

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Nova página Tudo Sobre Itaboraí



Pedimos a todo que estão pedindo para adicionarmos que façam a solicitação em nossa segunda página, pois o Facebook tem o limite de 5 mil amigos por página, e já atingimos esse limite. 



Vocês também poderão curtir nossa fan Page: 


Pacientes receberão atendimento domiciliar


Pessoas com necessidade de reabilitação motora, acamados, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares por meio do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde, que recebeu a adesão da Prefeitura de Itaboraí.

Até o fim deste ano, o município terá duas Equipes Multidisciplinares de Atenção Domiciliar (Emad) e uma Equipe Multidisciplinar de Apoio (Emao) atuando no programa. Cada Emad conta com repasse de cerca de R$ 50 mil mensais do Governo Federal e pode acompanhar até 60 pacientes. Para cada Emap serão repassados outros R$ 6 mil por mês. A verba federal é utilizada exclusivamente para os custos do programa, que incluem a aquisição de insumos, mobiliário, equipamentos, veículos e outros gastos.

O atendimento será feito por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros especialistas, como fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, farmacêutico, assistente social e terapeuta ocupacional poderão compor as equipes de apoio.

Projeto Viva Vôlei


A Prefeitura de Itaboraí firmou, na manhã desta última quinta-feira (27/06), parceria com a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), para implantação do programa Viva Vôlei na cidade. O município contará com cinco centros do projeto capacitados para atender, ao todo, mil crianças e jovens de 7 a 14 anos, com aulas de vôlei de graça.

As aulas do projeto começarão no início de julho. O Viva Vôlei ficará responsável por ceder todo o material técnico, assim como realizar a reposição periódica, conforme a demanda, e supervisionar os centros, a forma de treinamento, além de capacitar os professores, todos funcionários da Prefeitura.

Sobre o Viva Vôlei

O Viva Vôlei é um projeto de iniciação ao voleibol, cuja diretriz é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 por meio do esporte. Foi iniciado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Em 2003, foi criado o Instituto Viva Vôlei, para gerenciar o projeto, que tem a chancela e o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, integrou o Viva Vôlei ao Plano Municipal de Ordem Pública, como atividade de prevenção à violência e de integração social da criança e do adolescente.

Atualmente existem 75 centros em atividade, atendendo cerca de 30 mil crianças e adolescentes de comunidades carentes em 13 estados brasileiros, gerando aproximadamente 350 empregos diretos e indiretos.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Casa do Artista cadastra músicos em busca de oportunidades


A Casa do Artista de Itaboraí realiza, até 30 de agosto, o cadastro de  músicos do município, incluindo instrumentistas, cantores e bandas de quaisquer estilos. O objetivo é oferecer oportunidades para que os artistas locais, incluindo os iniciantes, possam se apresentar na cidade.

Segundo Tatiana Dias, diretora de Difusão Cultural,  após o cadastro, poderão ser realizados eventos voltados para este público, como por exemplo, pequenas apresentações na Casa do Artista, encontros e palestras, promovendo a troca de experiência entre  os próprios artistas. 

Ela lembrou ainda que, por ser uma referência de ponto de cultura na cidade, é comum a Casa do Artista seja procurada por diversas pessoas, de empresários à população em geral, em busca de artistas para se apresentarem em festas particulares e até mesmo em casas noturnas.

Os interessados em se cadastrar podem comparecer à Casa do Artista de Itaboraí às sextas-feiras, das 9h às 17h, na Rua Coronel Leal, n° 77, Centro, portando documento de identidade e comprovante de residência.

Monitoramento eletrônico em ônibus


A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, finaliza, até o fim deste mês, o projeto de monitoramento eletrônico das frotas de ônibus do município. O objetivo de fiscalizar os coletivos é proporcionar mais segurança e comodidade aos usuários do serviço de transporte público da cidade. 

A partir da conclusão do estudo, o prefeito Helil Cardozo enviará à Câmara de Vereadores um projeto de lei que obriga os ônibus a utilizarem localizadores GPS (Global Positioning System).

Com a adoção do sistema, os pontos de ônibus serão dotados de dispositivos que auxiliarão os usuários a  acompanhar a localização do ônibus. A tecnologia a ser instalada nos pontos poderá ser disponibilizada como contrapartida do uso de espaço publicitário nas paradas.

Faz parte do projeto a realização de uma licitação para a disponibilização da tecnologia que permitirá a implementação do Centro de Controle Operacional (CCO), de onde será feito o monitoramento dos coletivos.

Entre as intervenções que serão feitas, estão a implementação de espaços de   estacionamento rotativo e do bilhete único, fazendo a integração do urbano com o intermunicipal, a construção de novos terminais, a modernização dos semáforos, a regulamentação das concessões para vans, moto-taxi e autonomias para taxis e a criação de uma comissão de fiscalização para cada modal de trânsito, além da produção do plano executivo, visando a construção e a implementação do monotrilho na cidade.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Entenda um pouco sobre o projeto Lei de Transporte Alternativo que gerou muita polêmica na cidade

EMENDA: DISPÕE SOBRE A INCLUSÃO DO TRANSPORTE COMPLEMENTAR DE PASSAGEIROS NO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO MUNICIPAL.

ART. 1º. Fica instituído no sistema de transporte público municipal de passageiros o transporte complementar de passageiros por vans e kombis, sendo este de interesse público. 

Parágrafo único: São objetivos básicos do transporte complementar de passageiros: a segurança, a economia e o conforto dos usuários 

ART. 2º. As permissões para exploração do transporte complementar de passageiros serão concedidas única e exclusivamente as pessoas físicas associadas ou não a cooperativas. 

ART.3º. Cada permissionário somente terá direito a uma única permissão, devendo o transporte complementar de passageiros ser sua única fonte de renda. 

ART. 4º. A quantidade de permissões concedidas não poderá ser inferior a 96 permissões 

Parágrafo único: as permissões concedidas terão prazo mínimo de 10 (dez) anos, podendo ser prorrogadas por igual período. 

Art. 5º Os pontos de embarque e desembarque de passageiros do transporte complementar serão os mesmos dos ônibus e microônibus, ou a critério da secretaria municipal de transportes. 

ART. 6º. As permissões do transporte complementar serão concedidas MEDIANTE PRÉVIA LICITAÇÃO. 

Parágrafo único: todas as permissões concedidas anteriormente com base nos decretos 66/2001 ("PARAGRAFO ÚNICO - A PERMISSÃO SERA DELEGADA, A TITULO PRECÁRIO, MEDIANTE PRÉVIA LICITAÇÃO...") e 74/2006, terão suas validades prorrogadas até o término do processo licitatório (LICITAÇÃO ESSA QUE NUNCA HOUVE). 

ART. 7º As omissões eventualmente contidas nessa lei, serão regulamentadas pelas normas e procedimentos baixadas pela Poder Executivo. 

ART. 8º As autorizações descritas no parágrafo único do art. 6º da presente lei, serão restabelecidas na data da publicação da presente norma, independente de regulamentação pelo Poder executivo, que poderá fazê-la ao seu tempo, sem, contudo, impedir a operação do transporte complementar por aqueles permissionários. 

ART. 9º Esta lei entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

PROJOVEM Trabalhador


Se você tem entre 18 e 29 anos e não possui uma qualificação profissional,esta é sua chance.

Cursos gratuitos:

  • Alimentação.
  • Construção e Reparo 1.
  • Turismo e Hospitalidade.
  • Agro extrativista.
  • Beleza (estética).



Inscrições:

Rua promotor Ciro olimpo da Matta, s/n - Centro (ao lado do CEVI);
Rua Dr.Pereira dos Santos S/n – Centro (anexo ao restaurante Popular) Itaboraí.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Prefeito Helil Cardozo de Itaboraí veta transporte alternativo


O Prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, assim que assumiu a prefeitura retirou de circulação todo o transporte alternativo da cidade (vans e Kombis) usando a justificativa de que o transporte estava irregular.

O fato é que a população foi prejudicada. Mesmo com o aumento da frota de ônibus (Maravilha), nem todas as linhas que eram cobertas pelas vans e kombis foram  atendidas. Milhares de passageiros acabaram ficando a "pé", isso sem contar as inúmeras reclamações quanto á qualidade do serviço prestado pela única empresa de ônibus que circula pela cidade .

Tentando reverter essa situação foi votado e aprovado na Câmara de Vereadores um projeto de iniciativa popular que visa a regularização do transporte alternativo da cidade.

Assim que foi aprovado pela Câmara, o projeto foi enviado ao Prefeito que o vetou, causando assim o retorno do projeto para à Câmara dos Vereadores para que houvesse a quebrasse do veto do prefeito.

Ontem seria a votação da quebra do veto do prefeito Helil Cardozo em relação ao PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR QUE TRATA DA VOLTA DO TRANSPORTE ALTERNATIVO EM ITABORAÍ. Porém não houve quorum e a quebra do veto não foi votada.

A sessão na Câmara não ocorreu, porque apenas os vereadores: Lucas Borges, Wellington Quintanilha, Alzenir Santana, Souza de Manilha, Sandro da Construforte e Rosana Rosa compareceram a sessão.

Já os vereadores, Zé Manel, Clemilson Mixaria e Roberto Costa, Marcos Araújo, Bil, Deoclécio Machado, Ezio Barcelos e Irmão Caio e Edinho não compareceram.

Hoje, 06/06 (quinta feira), haverá uma nova votação e grupos populares e manifestantes a favor da volta do transporte alternativo pedem á população que compareça á Câmara, ás 18:00.

Fonte: vivaitaborai.blogspot.com.br